Proporcionar aos mais pequenos o contacto com a natureza é um dos objetivos da recém-criada “Toca dos Esquilos e do Pé Descalço”, uma Associação da Marinha Grande, sem fins lucrativos, que o JMG foi conhecer melhor

 

Segundo Catarina Ramos, uma das responsáveis: o projeto surgiu “da necessidade que algumas famílias sentiram de levar as crianças a brincar na rua” no período após as aulas, para lhes proporcionar momentos de “brincadeira livre” e para poderem “usufruir da natureza”.

As atividades ao ar livre privilegiam a motricidade e o desenvolvimento da corrida, e as crianças podem brincar “livremente”, subir às árvores e usufruir de alguns equipamentos, como baloiços em madeira e camas de rede.


A Associação dinamiza as suas ações num terreno propriedade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), situado na Pedra de Baixo, junto a uma ribeira e com muitas árvores que proporcionam sombra e despertam a curiosidade dos mais pequenos. A Associação tem ainda ao dispor uma habitação rural, a “Casa Amarela”, situada no Pilado, com horta e animais, com os quais as crianças podem contactar.

A “Toca dos Esquilos”, orientada para crianças dos 5 aos 10 anos, já delineou um programa de “Férias de Verão na Natureza”, com atividades focadas na brincadeira livre na floresta, no campo e em idas às praias da região, a decorrer de 12 de julho a 10 de setembro, de segunda a sexta feira.

Mais informações através do contacto telefónico 919 310 095 e/ou pelo endereço de email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

(Assista à reportagem em vídeo em marinhatv.com)