Está a dar frutos a aposta da Plastimago em tecnologia, investigação e inovação. O projeto Tyre +, venceu o Prémio Valorpneu 2014.

O “pino urbano modular” foi o projeto vencedor, da autoria do investigador Paulo Campos e cuja coordenação esteve a cargo de Artur Mateus, investigador e subdiretor do CDRsp.
O prémio foi entregue dia 4 de dezembro, no decurso de uma gala que teve lugar no Centro Cultural de Belém. A originalidade, o potencial de aplicação sustentável, a apresentação e capacidade de comunicação, a consistência científica, e os elementos adicionais apresentados foram os critérios tidos em atenção pelo júri, constituído por personalidades representantes da indústria e do meio científico e artístico.

O projeto, que alia a utilização da borracha reciclada a produtos para o espaço urbano, de forma a fazer uso das suas propriedades, visa ainda a promoção de uma maior responsabilidade ambiental.

A resistência da borracha do pneu à degradação atmosférica possibilitou a criação de um pino de sinalização, frequentemente utilizado nos passeios. Composto por elementos modulares que possibilitam o ajuste em altura, o objeto apresenta um baixo custo de produção. Entre os módulos do pino foi concebido um componente em plástico luminescente, que proporciona a visibilidade do pino durante a noite.

Tecnologia e Inovação para crescer

Paulo Campos realçou que o prémio representa “o reconhecimento de um trabalho desenvolvido em equipa, e que constitui uma solução sustentável, ecológica, económica e útil à sociedade, destacando “ a aposta da Plastimago nesta parceria que se concentra na investigação e inovação, como mecanismo diferenciador e promotor de sucesso”.
Para Artur Mateus, “este reconhecimento reforça a qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos jovens investigadores do CDRsp, e que resulta em produtos que passaram por processos de investigação e se converteram numa inovação”, realça o investigador.

“A Plastimago e os investigadores do CDRsp apostaram e acreditaram desde o início nesta parceria de sucesso em que se sublinha o investimento em investigação e inovação como mecanismo diferenciador e promotor do sucesso”, destaca a empresa marinhense, que tem mantido uma aposta constante na qualidade, investigação, desenvolvimento e inovação, possuindo inúmeras certificações.

De referir que a parceria entre a empresa marinhense e o centro de investigação, iniciada em 2010, resultou no desenvolvimento do conceito Tyre +, que consiste na produção de peças a partir de materiais recicláveis, designadamente pneu e plástico, com elevada qualidade e desempenhos funcional e técnico.

Segundo a Plastimago, a parceria com o CDRsp surgiu no seguimento da estratégia de crescimento e diferenciação da empresa, baseada em três pilares: aposta em tecnologia e processos inovadores, aposta em recursos humanos cada vez mais qualificados e aposta numa organização baseada na qualidade e gestão da Investigação&Desenvolvimento e Inovação.