“É Tempo de...” foi como se intitulou o seminário que a ADESER II – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande, levou a efeito no Auditório da Resinagem, no âmbito do projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G Marinha Social


A iniciativa teve lugar no dia 19 de outubro com o desígnio de proporcionar um momento de reflexão e partilha sobre o projeto e os desafios locais de cariz social. Literacia financeira, parentalidade positiva, jogo lúdico, literatura e empreendedorismo associativo foram os temas em análise.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, da presidente ADESER II, Piedade Martins, e da coordenadora do CLDS 4G, Marina Domingues.

Para o edil marinhense, a ADESER II constitui “um exemplo do que é a intervenção social a todos os níveis”, com enfoque na área social. “É importante continuar a avançar. A sociedade e os tempos em que vivemos são complicados e vão precisar da ação de instituições particulares de solidariedade social como estas, nomeadamente trabalhos como o CLDS”, acrescentou o presidente.

Já o diretor distrital da Segurança Social desejou que o concelho possa vir a ter mais IPSS, “com bons projetos e com acordos com a Segurança Social, porque isso reflete-se muito nas respostas que damos às pessoas que delas beneficiam, quer sejam idosos, crianças, pessoas com deficiência ou com atitudes problemáticas”. João Paulo Pedrosa admitiu que “é uma boa altura para fazer um balanço e para projetarmos os CLDS do futuro. É, portanto, muito importante que nós possamos vir a ter a continuidade de CLDS de nova geração”.

Para Piedade Martins, “é tempo de recomeçar encontros presenciais, refletir sobre os vários temas que nestes últimos anos se propuseram ser trabalhados”, garantir “uma intervenção incisiva e pró-ativa na comunidade, assim como é igualmente tempo de olhar para os desafios que estão à nossa frente”. De acordo com a presidente da associação, a ADESER II apoia “diretamente centenas de pessoas e trabalha na integração social de jovens, adultos, crianças e seniores”.