Realizou-se no passado dia 29 de outubro, a comemoração do 97.º aniversário do Núcleo da Marinha Grande da Liga dos Combatentes


O evento arrancou na sede do Núcleo com a receção às entidades, entre as quais o representante do presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, o presidente da Câmara da Marinha Grande, os presidentes das Juntas de Freguesia da Marinha Grande e da Moita, o representante da Junta da Vieira, o Comandante do Regimento de Artilharia n.º 4 de Leiria, o representante do Comandante da Base Aérea n.º 5, o Comandante da Esquadra da PSP da Marinha Grande, bem como os presidentes e/ou representantes dos Núcleos de Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Peniche, Pombal-Abiúl, Rio Maior e respetivos Porta-Guiões.

Seguiu-se a cerimónia de homenagem no Parque Mártires do Colonialismo, junto ao monumento erigido em honra dos combatentes que faleceram no Ultramar, e que incluiu a deposição de coroas de flores e um minuto de silêncio em suas memórias.

Associados e convidados sentaram-se depois à mesa para um almoço convívio, durante o qual foram entregues Testemunhos de Apreço a sete sócios que completaram mais de 25 anos de inscrição na Liga dos Combatentes: António Cordeiro Graça; Fernando Manuel Martins Dias; João da Encarnação Cruz; José Machado Lopes; José Medeiros Martins; Manuel Azenha Perdigão e Manuel de Jesus Carvalho Ribeiro.

O presidente do Núcleo da Marinha Grande da Liga dos Combatentes, Coronel Óscar Rodrigues, agradeceu a presença de todos e deu conta do que já foi executado no atual mandato e as atividades previstas até ao final do ano.

Já o representante do presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Jorge Pimenta, enfatizou, no seu discurso, as propostas legislativas efetuadas pela Direção Central da Liga dos Combatentes junto do poder político no apoio aos seus sócios e aos Combatentes.

Usaram ainda da palavra os presidentes das Juntas de Freguesia da Moita e Marinha Grande, Franclim Ventura e Cristina Sousa, respetivamente, bem como o representante da Junta da Vieira, Miguel Noraldo, tendo todos manifestado o apoio à causa do Combatente, aos seus respetivos níveis de intervenção.

Segundo o Núcleo, o almoço “decorreu em franca harmonia e boa disposição, sendo visível a satisfação de muitos sócios em voltarem a conviver e a relembrarem juntos acontecimentos que vivenciaram, reforçando laços de amizade criados em momentos de grande dificuldade e sacrifício, em tempos passados”. O evento incluiu momentos musicais de elevada qualidade proporcionados pelo sócio Idálio Cruz no teclado e pela artista convidada Fátima Faria, na voz e na guitarra, culminando com o corte do bolo de aniversário. No final, foi ouvido e cantado o Hino da Liga dos Combatentes.