O uso eficiente da água é o mote das atividades que a Águas do Centro Litoral (AdCL) está a levar a cabo com vista a assinalar o Dia Mundial da Água, comemorado na última terça feira, 22 de março

 

A AdCL está empenhada em realçar os bons exemplos locais, de particulares e entidades coletivas, no que se refere ao uso eficiente da água. Assim, e no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, foi colocada em marcha uma ação digital direcionada aos setores Doméstico, Agrícola, Industrial e Urbano, na área de intervenção da empresa, nos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria. No que se refere ao distrito de Leiria, está a ser divulgado um vídeo com o testemunho de responsáveis da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis.

O acesso a água, a sua proteção como bem ambiental e a sua utilização eficiente, enquanto recurso escasso, é um dever de cada cidadão, alerta a AdCL, que quer consciencializar a população para “as boas práticas no uso presente, como horizonte para a sustentabilidade futura”.

Na terça feira foi dinamizado o webinar “No Lado Certo da História”, que teve em evidência temas como a desertificação, alterações climáticas, gestão de recursos hídricos, seca, governança da água e desafios societais, com diversos especialistas. No mesmo dia, a AdCL associou-se à campanha de mobilização nacional H2Off, dinamizada pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, fechando a torneira entre as 22h e as 23h.