A Associação Marinha em Movimento (AMM) organizou mais uma edição do Ideias em Movimento, desta vez dedicado ao tema da sustentabilidade

 

Com moderação de Fátima Vieira, coordenadora nacional do programa Green Key, o webinar teve como oradoras convidadas Margarida Gomes, coordenadora nacional do programa Eco XXI e Eco- Freguesias XXI, Catarina Gonçalves, coordenadora nacional do programa Bandeira Azul, e Ana Catarina Soares, técnica da Câmara Municipal de Pombal, na área do ambiente.

Foram abordados os diversos programas dinamizados pela Associação Bandeira Azul da Europa, entre os quais o Eco-Escolas, Bandeira Azul, Eco XXI, Eco-Freguesias XXI e Green Key, tendo a iniciativa sido esclarecedora a respeito dos vários caminhos que podem ser seguidos pelas comunidades na procura da sustentabilidade.

O Eco XXI será o programa mais agregador e no seio do qual poderá ser atribuída a Bandeira Verde aos municípios e/ou freguesias. Este ano candidataram-se 59 municípios que serão avaliados com base em 21 indicadores, definidos de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas, para atingir até 2030. Estes indicadores passam por temáticas tão importantes como: gestão e conservação da floresta; implementação do programa bandeira azul; qualidade do ambiente sonoro; turismo sustentável; ordenamento do território; qualidade da água para consumo humano; mobilidade sustentável; e produção e recolha seletiva de resíduos urbanos, entre muitos outros.

Atualmente são apenas três os municípios do distrito de Leiria que têm Bandeira Verde, são eles Leiria, Nazaré e Pombal, que se cotou, conjuntamente com Loures, como o município com melhor pontuação em 2020, a nível nacional, com 86,7% da pontuação máxima possível. Foi Explicado que para poder ostentar a Bandeira Verde, os Municípios precisam de ter um mínimo de 50% da pontuação máxima.

Pombal, que está no Eco XXI desde o seu início, em 2005, começou com uma pontuação de apenas 55%, desenvolvendo desde então um importante trabalho que o levou até à liderança nacional, na procura da sustentabilidade do seu território, tendo, para 2021, a totalidade das suas freguesias, que são 13, a concorrer ao programa Eco-Freguesias XXI, que apenas se iniciou em 2017.

Outro dos assuntos em relevo no webinar foi o programa Bandeira Azul, com as candidaturas avaliadas com base em 33 critérios que passam fundamentalmente por 4 áreas: informação e educação ambiental; qualidade da água balnear; gestão ambiental e equipamento; segurança e serviços.

Em 2021 são 330 as praias costeiras e 42 as fluviais a poder hastear a Bandeira Azul. Por cá não haverá bandeira azul uma vez que a Marinha Grande está entre os três concelhos costeiros do país, a par com Cascais e Sintra, que não se candidataram a este galardão.