A Associação de Estudantes da Escola Secundária José Loureiro Botas (AE ESJLB) organizou no passado dia 14 de abril, o 1.º Encontro entre Associações de Estudantes Locais, denominado “A Força do Associativismo”, e que decorreu em formato digital

A iniciativa, que foi dinamizada por todos os membros da Associação de Estudantes e pela Educadora Social do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Marina Lopes, destacou a promoção de relações associativas, a partilha de experiências, o contacto com outras realidades e práticas associativas de sucesso.

Foram também abordadas questões como a importância do trabalho associativo (e as vantagens ao longo da vida), através da educação não formal e a diversidade de apoios nacionais existentes aos quais estas associações estudantis podem concorrer.

Recebido por Lígia Pedrosa, diretora do Agrupamento da Vieira, e pela aluna Marta Pedro, presidente da entidade organizadora, o painel foi moderado pelas alunas Fabiana Costa, Gabriela Ribeirete e Margarida Madeira. Foram oradores Rui Pedro Pimenta, presidente da Associação Juvenil Gustavo Filipe, promotora do Festival Côa Summer Fest; Miguel Atalaia, presidente da Associação Juvenil Sport Club Operário Cem Soldos, promotora do Festival Bons Sons; Tiago Rego, presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis; e Célia Caseiro, Técnica Superior afeta ao Associativismo do Instituto Português do Desporto e da Juventude de Leiria. O painel integrou ainda a partilha de experiências por parte de Rodrigo Santos, Mariana Amado e Leonardo Bento, presidentes das Associações de Estudantes das Secundárias Calazans Duarte, Pinhal do Rei e Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, respetivamente.

O encontro contou também com membros das diversas Associações de Estudantes convidadas, assim como membros do Clube de Rádio do Agrupamento de Vieira de Leiria, professores, membros de algumas Direções Pedagógicas e alunos. “O evento culminou numa tarde agradável e de enriquecimento conjunto para todos os presentes”, referiu no final a organização, segundo a qual se presente repetir anualmente a realização de encontros deste género.