O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente abraçou o Plano Nacional das Artes e está a construir o seu Projeto Cultural. Pretende-se estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, bem como a colaboração entre Escola e Comunidade

Segundo fez saber a coordenadora do Plano Cultural de Escola (PCE) do Agrupamento Nascente, “ConvidARTE ao Nascente é mais do que um título, é um convite a todos os elementos da comunidade educativa a participarem num Projeto Cultural de Escola que pretende ser de todos e que conta com o contributo de cada um”.

De acordo com Lúcia Lopes, “sabemos que “juntos somos mais fortes” e melhor conseguiremos ultrapassar obstáculos, numa altura em que vivemos desafios sociais, culturais, económicos e tantos outros. Não podemos suspender a cultura da educação pois o currículo é cultural e a cultura é curricular”.

Segundo a docente, o projeto permitirá abordar temas como o património natural ou cultural, “de forma criativa, com pensamento crítico e sem a cultura do medo, tentaremos dar saltos, criar pontes digitais, para que as Artes e o Património continuem a estar presentes no desenvolvimento integral dos nossos alunos”. Pretende-se desenvolver um trabalho colaborativo entre a Escola e a Comunidade, bem como a articulação entre os vários ciclos, tendo presente o poder educativo e transdisciplinar das Artes.

Aderir ao Plano Nacional das Artes “pode ser uma mais-valia para fomentar o sentido de pertença e de crescimento para todos os elementos da comunidade educativa, em especial no processo formativo dos alunos, capaz de gerar aprendizagens contextualizadas numa escola ativa e transformadora”, explicou ainda a coordenadora do PCE ConvidARTE ao Nascente.

De referir ainda que a primeira reunião da Comissão Consultiva do PCE decorreu a 25 de novembro, após o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente ter recebido a visita da Comissária Regional do Plano Nacional das Artes, no final de outubro.