Beneficiar o espaço e promover a mobilidade são os principais objetivos da obra de requalificação do Largo de Nossa Senhora da Ajuda, na Passagem, num investimento camarário na ordem dos 250 mil euros


O projeto de execução da empreitada foi aprovado na reunião do executivo municipal de 26 de abril, tendo já sido lançado o respetivo concurso público.

Segundo o Município, a obra visa a melhoria das condições de utilização do Largo, “conjugando e disciplinando todas as funções que o mesmo tem que garantir – utilização viária; utilização mista; utilização pedonal; estacionamento e acessibilidade”.

A empreitada prevê a plantação de árvores, a colocação de floreiras amovíveis, bem como a utilização de pavimento tátil e direcional para apoiar as pessoas com mobilidade condicionada.

Os troços das Ruas do Boco e da Vieira serão alvo de intervenção com a alteração do atual piso em betão para pavimento em granito e calcário, sendo que “a implementação desta solução de acalmia de tráfego pretende reforçar o carácter pedonal da área e reduzir a velocidade de atravessamento”.

Está também prevista a remodelação da rede de iluminação pública e respetivos equipamentos, com o desígnio de reduzir os consumos de energia e de melhorar os níveis de iluminação no local.