Está agendada para o próximo domingo, 25 de setembro, a 2.ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria, numa organização das Associações de Estudantes da ESTG, ESSLEI e ESECS do Politécnico de Leiria, da Collippo, do grupo local da Amnistia Internacional e do Movimento LGBTI Leiria


Segundo os promotores, pretende-se “uma marcha pacífica, ativista, defensora dos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ de Leiria. Representamos inclusão, respeito, empatia, visibilidade e marchamos contra todas as formas de discriminação!”. A iniciativa tem concentração marcada para as 15h30, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e término no Jardim da Almuínha Grande, junto à escultura Futuro.

“A “Leiria, Marcha!” simboliza a evolução social da cidade de Leiria e da sua população e visa combater a homofobia, transfobia, o discurso de ódio, entre outros”, adianta a organização, acrescentando que o evento tem ainda como missão “promover a inclusão de toda a comunidade LGBTI+ como parte integrante e vital da sociedade, dar voz a todas, todos e a todes aqueles que durante muito tempo não tiveram o apoio, o reconhecimento e a liberdade de expressão na nossa cidade”.