Já imaginou poder dar um passeio e, ao mesmo tempo, ficar a conhecer um pouco da história da Marinha Grande?

 

É essa a proposta do Município, que agendou para o próximo domingo, 17 de março, o passeio pedestre “Rota das Chaminés”, que terá início às 9h, junto ao edifício do Arquivo Municipal.

 

A iniciava, com duração prevista de três horas, integra o programa da Semana do Turismo Industrial, que decorre de 16 a 30 de março, e tem participação gratuita.

Segundo a autarquia, “neste percurso pedestre, procura-se conciliar o prazer da caminhada com uma viagem no tempo, à era da revolução industrial na Marinha Grande, desde o estabelecimento da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em 1769, e a grande expansão da indústria no final do séc. XIX, até aos dias de hoje”.

Pelo caminho, será possível f8icar a conhecer as “chaminés” que assinalam a localização de “estruturas industriais” históricas, que desenharam a malha urbana da cidade e permanecem como “marcas do território industrial” local.

 

O programa completo da Semana do Turismo Industrial está disponível no site do Município (https://www.cm-mgrande.pt/pages/1324).