A Luas & Faluas – Associação para o Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário, sedeada na Marinha Grande, dá início esta segunda feira, 2 de agosto, a uma ação de sensibilização a respeito da importância e responsabilidade partilhada na proteção da amamentação


A iniciativa é destinada à comunidade local e interventores sociais e decorre no âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que está a decorrer até ao próximo sábado, dia 7 de agosto.

“Proteger a amamentação - uma responsabilidade de todos” é o tema deste ano, lançado pela WABA – Aliança Internacional para Ação em Amamentação, que é uma rede de pessoas que trabalham em escala global para eliminar obstáculos à amamentação, segundo explicaram as responsáveis pela associação Luas & Faluas.

“A amamentação é um ato de saúde e um direito que precisa ser respeitado e protegido. Este ato depende da mãe mas pensar que depende APENAS da mãe amamentar ou não o/a seu/sua bebé pelo tempo que deseja é uma visão extremamente reducionista do que é o aleitamento humano”, referem as promotoras.

Hélia Gomes, diretora geral da Associação, salienta que a maioria das mulheres opta pela amamentação, mas muitas outras não o conseguem fazer devido a múltiplos desafios. “Pouco apoio prático e informativo, críticas à forma como e quando o fazem, o regresso ao trabalho precoce, o ataque muitas vezes aparentemente subtil mas feroz dos média e empresas a favor dos leites artificiais, profissionais pouco informados e que transmitem informação e aconselhamento não baseado na melhor evidência científica, são apenas alguns deles”, refere.  

Assim, e com o objetivo de sensibilizar para esta temática, a Associação vai dinamizar a sua ação de sensibilização diariamente até sábado, através das suas páginas de Facebook e Instagram.