Rui Caria, advogado marinhense de 27 anos, é o autor de um dos cinco projetos vencedores dos Prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica 2020/21, da Universidade de Coimbra

Os prémios, que abarcam as áreas da Inteligência Artificial, dos Estudos Artísticos, do Direito e do Design de Serviços, foram entregues durante a conferência “SER Professor. Um compromisso…”, que teve por objetivo valorizar o trabalho dos professores e a sua capacidade de inovar pedagogicamente.

“Histórias a Direito” é como se intitula o projeto de Rui Caria. Trata-se de “uma nova experiência de aprendizagem através de um canal no Youtube onde são disponibilizados aos alunos vídeos de docentes a ler breves trechos de obras literárias de importância relevante para o Direito, promovendo-se, posteriormente, a discussão das ideias da obra através de reuniões Zoom”.


Rui Caria é assistente convidado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde leciona Direito Económico, tendo a ideia para desenvolver este projeto surgido durante uma das suas aulas. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela mesma Faculdade, onde é Doutorando em Ciências Jurídico-Criminais. A sua dissertação de Mestrado foi premiada com o Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund por parte da fundação japonesa SYLFF.