O piso da estrada principal que dá acesso à localidade da Garcia, na Marinha Grande, há vários anos que se assemelha a uma manta de retalhos. Com buracos, ressaltos e remendos, tem causado constrangimentos a moradores e condutores, sem solução à vista


Conduzir desde o centro da cidade até aos lugares de Garcia e Pilado, este último no limite do concelho, parece cada vez mais uma missão de difícil execução. Isto porque, os buracos, remendos e ressaltos que a via possui obrigam os condutores a estarem permanentemente a desviar-se desses obstáculos, a fim de evitarem males maiores nas suas viaturas.

“Há 20 anos que caminho para a Marinha Grande e a estrada nessa altura já precisava de obras”, refere um dos condutores com que o JMG falou. “Cheguei a rebentar um pneu e assumi o prejuízo, mas a estrada cada vez está em piores condições e não se admite uma via destas sem quaisquer condições de segurança”, acrescenta.

Outro automobilista considera que o pavimento “está uma vergonha”, que é “impossível, em alguns troços, desviarmo-nos de um buraco sem cair noutro”, questionando “quem vai assumir a responsabilidade quando houver aqui um acidente grave? É a segurança das pessoas que está em causa”.

Um residente no Pilado lamenta que a via não seja alvo de intervenção por parte do Município, apesar dos vários pedidos feitos pelos moradores ao longo dos últimos anos. “Pagamos impostos como as outras pessoas da Marinha Grande e não vemos nada feito por aqui, incluindo o saneamento”, acrescentando que, “qualquer dia só de jipe é que se consegue andar nesta estrada!”.

Recorde-se que, no anterior mandato, o vereador com o pelouro chegou a informar que estava a ser feito um levantamento das necessidades de intervenção naquela via.

O JMG solicitou um ponto de situação à autarquia, mas até ao fecho desta edição não obtivemos resposta.