“Necessário”, “indispensável” e “insubstituível” para os trabalhadores. Assim se apresentou na Marinha Grande o Partido Comunista Português, que na tarde de 6 de março assinalou 100 anos de existência, focado na luta e no futuro

 

Na Praça Guilherme Stephens juntaram-se cerca de seis dezenas de pessoas para assistirem à iniciativa “100 anos, 100 ações – Liberdade, Democracia, Socialismo”, que o PCP dinamizou em simultâneo numa centena de pontos do país.

Após um momento cultural protagonizado por três gerações de mulheres marinhenses: Laura Fonseca, Sandra Paulo e Alda Fernandes, durante o qual foram lembrados os principais valores do PCP e recordados os nomes de alguns comunistas que deixaram marca, seguiu-se a intervenção política de André Martelo.

O responsável local do PCP referiu que nos seus 100 anos de existência os comunistas foram “agentes ativos das transformações” e que estiveram “nas primeiras linhas de combate”, em “defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do país”, e que o PCP foi “o Partido que fez frente à ditadura fascista – o único que não capitulou, não cedeu, nem renunciou à luta”.

Segundo André Martelo, a pandemia “veio agravar” as desigualdades e ampliar os problemas sociais que urge resolver, garantindo que o PCP não é “força de apoio ao PS, nem instrumento de favorecimento dos projetos reacionários do PSD e CDS e seus sucedâneos”.

O jovem dirigente frisou que o PCP “tem respostas e soluções” e que é “portador de um projeto alternativo e de futuro”, apelando à participação de mais pessoas naquele que se diz ser “o partido da juventude”.

“A vida nestes 100 anos prova que o PCP é necessário, indispensável e insubstituível aos trabalhadores, ao povo e ao País”, afirmou André Martelo, concluindo que “com a experiência e o valor do seu passado e da sua vigorosa ação presente, o PCP é também o grande partido do futuro”.

As ações comemorativas do Centenário do PCP vão desenrolar-se até março do próximo ano e incluem uma iniciativa de homenagem aos revoltosos que na Marinha Grande fizeram o 18 de Janeiro de 1934.