No âmbito do seu projeto de Multiculturalidade, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente procurou envolver a comunidade imigrante indiana na preparação de atividades comemorativas do “Diwali”, ou “Festival das Luzes”, a festividade com maior relevância na Índia

 

Segundo adiantou ao JMG a docente Ana Baio, responsável pelo projeto, foram realizadas exposições na Escola Básica João Beare, na Escola Nery Capucho e na Secundária Pinhal do Rei, para divulgar a celebração que marca o início do novo ano. Segundo Akshdeep Singh, alunos do 11.º A, a celebração decorre durante cinco dias seguidos, cada um com uma particularidade.

A festa traduz-se num momento de partilha e de convívio entre amigos e família, vestem-se roupas novas e trocam-se presentes e comida. As casas são decoradas com “diyas” (pequenas lamparinas), e com “rangolis” (tapetes coloridos feitos com diversos materiais: arroz, areia…). Tradições que os alunos indianos foram convidados a reproduzir, juntamente com as suas famílias, indo ao encontro dos objetivos do Agrupamento de incentivar a multiculturalidade, permitir aos alunos imigrantes darem a conhecer a sua cultura, ajudar à sua integração e promover a interação entre os pais e a escola.

De acordo com a docente, a comunidade indiana é a segunda de proveniência estrangeira com maior representatividade no Agrupamento, estando matriculados no presente ano letivo um total de 26 alunos, do pré-escolar ao secundário, nas Escolas João Beare, Nery Capucho e Pinhal do Rei.