As Atividades de Enriquecimento Curricular, proporcionadas pelo Município da Marinha Grande aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico que nelas estejam inscritos, arrancaram na última segunda feira, dia 10 de outubro, como anunciado pela vereadora da educação



No entanto, e segundo o JMG apurou, houve escolas que na segunda feira não tinham qualquer informação sobre se haveria ou não profissionais ao serviço para assegurar as AEC’s, e houve casos em que para cerca de 80 alunos inscritos apenas se apresentou um professor. Resultado: perante a falta de informação aos pais e encarregados de educação, muitos alunos não chegaram sequer a frequentar as AEC’s na segunda feira.

O JMG solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal, segundo a qual “existem grupos que ainda não têm professor atribuído, estando a entidade contratada a alocar os docentes, com vista a assegurar um maior número de horários possíveis, no mais curto espaço de tempo”. De acordo com a autarquia, “a listagem dos grupos de atividades com e sem professor está a ser comunicado diariamente aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas".

Recorde-se que após a intenção de chumbo pelo Tribunal de Contas, ao contrato que a autarquia queria fazer com uma Instituição Particular de Solidariedade Social para assegurar as AAAF’s, CAF’s e AEC’s, a solução foi dividir o procedimento em dois: um concurso apenas para a atribuição das AEC’s, e outro para a prestação das AAAF’s e CAF’s, cujos profissionais se prevê entrem ao serviço apenas no próximo dia 2 de novembro. Até lá, as escolas encerram as suas atividades letivas às 17h30.