A Associação de Promoção Social – Jardim dos Pequeninos, situada em Vieira de Leiria, abriu portas dia 1 de setembro para mais um ano letivo. Adquirir uma carrinha, construir um pavilhão e um lar residencial estão entre os objetivos desta Instituição Particular de Solidariedade Social

 

O ano letivo 2022/2023 arrancou há poucos dias com 58 crianças inscritas na valência de creche, dos 0 aos 3 anos, 63 no pré-escolar, dos 3 aos 5, e 52 alunos, dos 6 aos 12 anos em CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres), mas ainda há vagas por preencher.

Ao JMG, Júlio Gouveia e Joaquim Lourenço, respetivamente presidente e vice-presidente da Direção, deram conta dos objetivos para os próximos meses: desde logo adquirir uma nova carrinha de 21 lugares para o transporte das crianças de casa até à instituição, e vice-versa, mas também a dinamização de inúmeros projetos, nomeadamente nos âmbitos da sustentabilidade ambiental e da reciclagem.

Os responsáveis lamentam ter arrancado o ano sem a garantia, por parte do Município da Marinha Grande, se será possível disponibilizar aulas de natação financiadas aos alunos, considerando que tal seria uma mais-valia importante.

Na calha está a construção de um pavilhão coberto junto às suas instalações, que possa ser usado pela comunidade local e que seja acessível a todos. Da parte da Câmara existe a garantia de que serão demolidas as casas devolutas anexas às instalações e requalificada a Rua da Serraria, que passará a ser dotada de estacionamento, e para a qual o Jardim dos Pequeninos doou uma parcela de terreno. Os trabalhos deverão decorrer até ao final do presente ano letivo, e a rua vai passar a ter uma ilha ecológica enterrada, considerada pelos responsáveis uma mais-valia para a comunidade local.

Os estatutos da instituição, criada há meio século, compreendem a criação de um lar residencial, ideia de que os atuais corpos gerentes “ainda não desistiram”, apesar das dificuldades, desde logo ao nível de um terreno que possa albergar a infraestrutura, dado que junto às atuais instalações, no centro da Vila, não há qualquer possibilidade de expansão. Os responsáveis dizem manter “a esperança” quanto a este anseio, bem como ao envolvimento do Município para alcançar este desígnio e colmatar uma necessidade da Freguesia.

Com 33 funcionários e um orçamento na casa dos 800 mil euros, o Jardim dos Pequeninos contribui para a economia local e oferece uma resposta não só às famílias da Vieira como das Freguesias limítrofes de Monte Redondo, Carreira, Coimbrão, Sismaria e Monte Real que ali inscrevem as suas crianças.