Em 20 anos de atividade, o restaurante McDonald’s da Marinha Grande recebeu obras de melhoria num valor superior a 1 milhão de euros. Eduardo Sáragga Leal, franchisado da marca, faz um balanço positivo do negócio na cidade vidreira, em vésperas de “passar o testemunho” ao filho

 

Que balanço faz da presença do restaurante McDonald’s na Marinha Grande?

Tem sido uma experiência muito gratificante. A chegada de um restaurante McDonald’s a uma localidade era sinónimo, e ainda hoje é, de progresso, evolução e modernização a par do incremento económico para a região com a criação de emprego e o crescimento das dinâmicas em torno do restaurante. Foi por isso muito importante para a Marinha Grande ver um restaurante McDonald’s implementado na cidade há 20 anos.

Em algum momento duvidou deste investimento na “capital do vidro”?

A implementação de um restaurante McDonald’s resulta de um extenso trabalho de análise por parte da McDonald’s pelo que assumi a operação do restaurante da Marinha Grande, há 20 anos, com grande otimismo.

O que diferencia este restaurante da marca dos demais que detém?

Apesar de sermos uma marca global, procuramos sempre preservar as características locais e os valores de cada país, considerando as suas especificidades e desenvolvendo o negócio de forma adaptada a cada realidade local. Este é um dos princípios da nossa marca e parte do sucesso da McDonald’s no mercado nacional, que se deve à capacidade de ser relevante localmente.

Ao longo destes anos, os restaurantes McDonald’s têm tido a capacidade de se manter espaços modernos, atuais e adaptados às novas tecnologias. Atualmente, todos os restaurantes apresentam uma decoração inovadora que evidencia o sabor e a frescura dos produtos da marca. Os espaços incluem, ainda, as mais recentes tecnologias disponíveis ao serviço dos clientes como os quiosques multimédia, que permitem realizar e pagar o pedido, autonomamente, levantando-o numa área específica para o efeito, o Menuboard Digital, as tomadas USB e ainda o serviço à mesa assim como os serviços McDrive ou o McDelivery ou a mais recente funcionalidade de Pedidos Mobile.

Desde a sua inauguração, que o restaurante da Marinha Grande já teve obras de requalificação por três vezes, acompanhando assim as tendências e expetativas dos consumidores, tendo reinvestido mais de um milhão de euros ao longo destes 20 anos.

Fizemos recentemente um investimento na dupla pista de drive, permitindo diminuir o tempo de atendimento e estamos também em processo para a instalação de equipamento para carregamento elétrico de duas viaturas.

Também ao nível da oferta de produtos e serviços estamos em permanente evolução. Veja-se o exemplo do mais recente serviço – os Pedidos Mobile – que permite pedir e pagar o pedido na App da McDonald’s antes de chegar ao restaurante e levantá-lo num dos pontos específicos para esse efeito – em lugares próprios no parque de estacionamento, no Drive, ao balcão ou até sentar-se a uma mesa e aguardar que o pedido seja servido. De assinalar que este serviço tem tido uma receptividade muito grande no mercado da Marinha Grande sendo que o restaurante tem dos índices mais altos de adesão, a nível nacional.

Também as equipas que trabalham na Marinha Grande têm vindo a crescer e a consolidarem-se. Hoje, a equipa do restaurante McDonald’s Marinha Grande é constituída por 56 pessoas integradas no grupo dos restaurantes de Leiria, Fátima e Marinha Grande que emprega mais de 240 colaboradores.

Nestes anos que tem de Marinha Grande, recorda algum momento especial?

Vinte anos a representar uma marca tão única e tão vibrante são necessariamente recheados de uma vivência muito intensa. Desde logo os primeiros dias de abertura de um restaurante marcam para sempre todos os que neles participaram e ainda tenho comigo alguns elementos dessa equipa.

Depois as três grandes obras de requalificação do restaurante também são marcos importantes da nossa história:

- Em 2012 a remodelação do interior e do exterior do restaurante que lhe conferiu um aspeto mais contemporâneo;

- Em 2017 a implementação do novo processo de preparação dos produtos e de serviço a que denominamos Plataforma Integrada, que foi revolucionário com dois novos conceitos – o Made For You e o Serviço à Mesa;

- Este ano demos um novo salto qualitativo, com o investimento no atendimento no McDrive com o alargamento da pista de Drive e a implementação de menus digitais.

Não posso também deixar de referir os dois prémios de Restaurante do Ano atribuídos ao Restaurante da Marinha Grande bem como, nesses mesmos anos, o prémio de Gerente do Ano atribuído à gerente do restaurante Helena Xavier, que continua à frente desta unidade; aproveito a oportunidade para fazer um reconhecimento público não só à Helena mas a toda a equipa com o meu obrigado pelo entusiasmo e dedicação sempre demonstrada – trabalhar com todos eles tem sido o mais especial destes 20 anos.

Finalmente relembro com saudade os inúmeros convívios realizados com todos os colaboradores do grupo, que são sempre momentos de muita alegria e confraternização, desde logo o último jantar de natal em 2019, já com a equipa do restaurante D. Dinis e em que estiveram presentes mais de 200 colaboradores. Infelizmente a pandemia tem-nos impedido de realizar estes eventos que ocorrem três vezes por ano, no começo do verão, no fim do verão e no natal, mas estamos esperançados de a eles podermos regressar em breve.

Quem são os clientes deste restaurante (residentes? jovens? famílias?)?

Os nossos clientes são, na sua maioria, as famílias da Marinha Grande, mas também pessoas que por motivos profissionais, ou em lazer, visitam a nossa cidade, e naturalmente os jovens, que são sempre grandes apreciadores dos nossos produtos e uma clientela importante. Por o restaurante se situar numa localização geográfica na rota das praias da região, pela facilidade e pelo estacionamento, o restaurante da Marinha Grande acaba por atrair clientes da grande região metropolitana de Leiria.

Como encara a passagem de testemunho deste restaurante?

É com enorme alegria que vejo um dos meus filhos seguir o percurso profissional que iniciei há 24 anos. Depois de uma carreira na área da advocacia, o meu filho Eduardo sentiu vontade de apostar num negócio próprio e candidatou-se a franquiado da McDonald’s. Têm sido três anos muito intensos de formação e aprendizagem que estão a ser muito bem-sucedidos. O Eduardo (também Eduardo Sáragga Leal) está a terminar esse processo e, a partir de 1 de novembro irá integrar o Sistema como Franquiado do restaurante da Marinha Grande.