Tal como sucede anualmente, a Câmara Municipal voltou a atribuir um apoio financeiro às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria, num total de 330 mil euros. A verba destina-se às despesas de funcionamento

 

Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foi concedida uma verba de 237.500 euros e aos Voluntários de Vieira de Leiria o montante de 92.500 euros, respeitantes ao ano de 2022.

Em nota de imprensa, a autarquia explica que os respetivos protocolos de cooperação foram assinados a 27 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara e pelos representantes de ambas as instituições.

O valor atribuído, que representa um aumento de 15 mil euros face ao ano anterior, “destina-se estritamente às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil do Corpo de Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria”.

A autarquia justifica a atribuição destes apoios tendo em conta o “inequívoco interesse público” das missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros, considerando que são “essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens”. Acresce o facto de as corporações serem “agentes fundamentais no âmbito da proteção civil” e que “os objetivos legalmente atribuídos à proteção civil municipal carecem de uma intervenção permanente e ativa dos corpos de bombeiros”.