O marinhense Gabriel Mendes, Selecionador Nacional de Ciclismo de Pista, foi distinguido pelo Comité Olímpico de Portugal, com o Prémio Mérito Desportivo. A distinção foi atribuída no passado dia 16 de novembro, durante a Celebração Olímpica 2023, que reuniu cerca de 400 participantes, no SUD Hall Lisboa

 

Em nota de imprensa, o Município da Marinha Grande felicita Gabriel Mendes pela atribuição do Prémio que se destina a distinguir quem mais se evidencia e que reconhece a sua dedicação, profissionalismo e excelência, dedicados ao desporto, nomeadamente ao ciclismo.

A autarquia agradece, também, o apoio que tem concedido ao projeto municipal “Vai de Bike”, que apadrinha, e que se destina às crianças da educação pré-escolar e aos alunos dos 1.º e 2.º Ciclo, para incentivar e generalizar a utilização da bicicleta nas deslocações quotidianas e de lazer.

A autarquia recorda que Gabriel Mendes está ligado à Federação Portuguesa de Ciclismo desde 2010 e é coordenador técnico nacional das seleções nacionais de Ciclismo e do alto rendimento em todas as vertentes, desde 2014, cargo que acumula com o de selecionador nacional de pista. Neste âmbito, contribuiu para inúmeros resultados internacionais de referência tanto em campeonatos da Europa como do Mundo, tendo sido ainda um dos responsáveis pela inédita qualificação de Portugal para a prova de Ciclismo pista nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Segundo referiu Gabriel Mendes, na cerimónia de Celebração Olímpica, “é um orgulho e uma enorme honra receber este Prémio. São 13 anos a liderar a seleção de pista. Agradeço ao Dr. Artur Lopes, presidente da Federação de Ciclismo na altura, e que proporcionou o projeto de pista, e ao atual presidente Delmino Pereira, pela confiança. Um agradecimento especial aos atletas, e à minha família, e à minha esposa”.

Foto: DR