O Centro Interpretativo da Arte Xávega e da Cultura Avieira (CIAXCA), situado na Praia da Vieira, recebeu a visita da turma do 3.º ano do Curso Técnico Profissional de Turismo, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande

 

A visita dos alunos da EPAMG, realizada a 20 de maio, teve início com a receção dos alunos e da professora que os acompanhava, Liliana Vilela, no Pólo de Acolhimento do CIAXCA.

Segundo fez saber a autarquia, foi feita a contextualização sobre o conteúdo expositivo do centro, com uma breve explicação sobre o que é a arte xávega e para que servem alguns dos objetos expostos. A explicação foi complementada com a visualização dos painéis expositivos e do documentário de curta duração.

A visita prosseguiu nos pavilhões da Companha Viking, onde os alunos puderam observar a preparação das artes de pesca e interagir com os pescadores, colocando-lhes algumas questões práticas relacionadas com a sua atividade.

De seguida, percorreram o Circuito de Arte Urbana da Praia da Vieira com passagem por todos os murais e menção aos artistas representados na 1.ª Edição do Festival Xalavar.

As particularidades da Praia da Vieira e da arte xávega, foram dadas as conhecer a esta turma multicultural de oito alunos, que conta com um estudante oriundo da Síria, quatro estudantes de São Tomé e Príncipe, duas estudantes do Brasil e uma aluna portuguesa, natural de Vieira de Leiria, fez ainda saber a autarquia.