O último Capitão de Abril” é como se intitula o espetáculo que o ator marinhense Leandro Costa se prepara para estrear, e que será apresentado ao público já na noite do próximo sábado, 15 de abril, pelas 21h30, no Auditório Dr. José Vareda, no Operário

 

A comemorar 32 anos de ligação ao teatro, e por ocasião de mais um aniversário do 25 de Abril de 1974, Leandro Costa criou um espetáculo inédito, com textos da sua autoria e com a colaboração de Fernando Silva.

Durante cerca de uma hora, Leandro Costa vai dar corpo a três personagens distintas, com recurso ao teatro físico, à comédia e ao drama. A poesia e a música também vão marcar presença.

Em palco vai estar Mário Fonseca de Abreu, mais conhecido por ‘Marinho’, um ex-capitão de Abril “que fez tudo para acabar com a ditadura em Portugal” e que era amigo pessoal de Salgueiro Maia. “Foi após o sucesso do Maio de 68, no qual participou em algumas barricadas, nas quais se tornou famoso depois de ter atingido 12,75 metros de distância no lançamento e arremesso do paralelepípedo”, pode ler-se na sinopse do espetáculo sobre este Capitão...

O artista plástico e pintor José Maria Pincel, “O Trinchas” para os amigos, e o Conde da Vazia serão outros dos personagens em cena.

O espetáculo contará ainda com os atores Duarte Salvador e José Simão Santos, e os músicos Nuno Gonçalves e Roberto Batista. Lara Costa vai ocupar-se dos adereços, figurinos e maquilhagem, a direção será de Leandro Costa, e o som será da responsabilidade de Nuno Gonçalves.

Ao JMG, Leandro Costa mostra-se “otimista” quanto à estreia do espetáculo num palco que conhece bem, o do Sport Operário Marinhense, dando conta que “o 25 de Abril é uma data para comemorar durante todo o ano”, pelo que pretende apresentar este trabalho noutros locais, nomeadamente nas coletividades do concelho, mas não só.