O Foyer do Museu do Vidro tem patente até final de junho a “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel”, que apresenta o réptil marinho do período Jurássico mais antigo e completo da Península Ibérica e um dos mais antigos no mundo, com 195 milhões de anos


 

O “Plesiopharos moelensis”, assim denominado por ter sido encontrado nas imediações do farol de São Pedro de Moel, pode ser apreciado na Marinha Grande no âmbito de uma parceria entre o Município, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e o Museu da Lourinhã.

Os fósseis do Plesiossauro foram encontrados por António Silva e Vítor Teixeira, em 1999 e 2000, na Praia da Concha, em São Pedro de Moel, que os doaram para estudo ao Museu da Lourinhã e ao Dino Parque. A descoberta permitiu identificar uma nova espécie de réptil marinho contemporâneo do tempo dos dinossauros, anunciada em junho do ano passado.

Apesar de faltar o crânio, conseguiu-se recuperar a maioria das vértebras, parte da cintura pélvica, o fémur e o úmero direitos, que faziam parte das barbatanas. O estudo destes ossos fósseis permitiu codificar uma série de características pouco conhecidas, até aqui, para estes animais.


A exposição pode ser apreciada de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h, sendo que entre os dias 2 de julho e 11 de setembro ficará patente no Cosmos Azul e Mar, em São Pedro.