São 12 os conselhos que a PSP da Marinha Grande está a dar à população local, na sequência de “diversos furtos no interior de residências” que têm sido registados nas últimas semanas

 

“Pese embora estejam em curso diligências de investigação tendentes a suster o fenómeno e responsabilizar os seus autores”, a PSP considerou “pertinente” difundir alguns conselhos de segurança e medidas preventivas e proativas que possam ajudar a evitar a ocorrência de mais furtos, e apoiar a ação policial.

Assim, em comunicado, a PSP aconselha a verificar se as portas principais dos prédios (de acesso ao hall de entrada) se encontram sempre fechadas, sempre que alguém toque a alguma campainha de qualquer fração num determinado prédio, a verificar que se trata de alguém conhecido e destinado à fração, e em caso contrário não deve ser aberta a porta.

As autoridades apelam a esperar que os portões das garagens de condomínios fechem por completo antes de abandonar o local, a deixar portas e janelas bem fechadas sempre que sair de casa, e a alertar as autoridades policiais sempre que se ausentar por vários dias. Outros dos conselhos passa por não deixar juntar correspondência na caixa do correio e a possuir uma fechadura segura, evitar deixar bilhetes na porta, janela ou caixa do correio, que possam indicar a ausência do proprietário, e a mudar as fechaduras quando se instalar numa nova residência que já tenha tido outros moradores.

É ainda aconselhado guardar, em local seguro, todas as cópias das chaves de casa, a adotar dispositivos de autoproteção, como alarmes, câmaras de videovigilância, óculo e corrente de segurança na porta.

Por fim, a PSP apela a que sejam alertadas as autoridades sempre que “detete algo de anormal, nomeadamente barulhos, viaturas estranhas à zona a circular a baixa velocidade ou estacionadas com alguém no interior”, e, em caso de dúvida, a anotar matrículas, marcas, cores das viaturas e características do(s) suspeito(s).