A Universidade Sénior da ASURPI - Associação Sindical União dos Reformados Pensionistas e Idosos da Marinha Grande levou a cabo, no passado dia 8 de maio, nas suas instalações, mais uma sessão com o intuito de informar e aconselhar a população, desta vez a respeito da diabetes


Desmistificar a doença, designadamente a diabetes tipo 2, as suas causas e os problemas e dificuldades que pode causar, sobretudo aos mais velhos, foram os desígnios da iniciativa, como explicou o orador convidado, o enfermeiro António Almeida.

No decorrer da sessão, António Almeida referiu que devemos manter os níveis de colesterol equilibrados, pois este é um fator que aumenta a possibilidade do aparecimento da diabetes, doença caracterizada por um aumento de glicose no sangue e que tem como consequências a visão turva, devido à ausência de açúcar e insulina, e que se manifesta através de sede constante, boca seca, vontade de urinar, cansaço e formigueiro nos pés.

Relativamente à diabetes tipo 2, trata-se de uma doença metabólica complexa, caracterizada por uma diminuição da secreção pancreática de insulina e uma diminuição da ação da insulina ou resistência à insulina nos órgãos periféricos, resultando em hiperglicemia e glicotoxicidade.

António Almeida alertou que um enfarte do miocárdio num diabético “é extremamente complicado, pois é silencioso”, e aconselhou os presentes a adotarem comportamentos saudáveis, como praticar exercício físico, tomar as vacinas adequadas e fazer uma alimentação equilibrada.

Este sábado, a Universidade Sénior terá mais uma atividade, desta vez na sede da coletividade da Comeira, a partir das 16h, subordinada ao tema “Como respolver questões práticas no dia a dia”. Para quarta feira, 22, às 15h, nas suas instalações, vai falar-se de “Estratégias para combater a solidão”.