A construção da “Casa das Seleções” na Marinha Grande é o projeto âncora da candidatura de Domingos Castro à Presidência da Federação Portuguesa de Atletismo. O antigo atleta esteve recentemente na cidade vidreira e falou ao JMG sobre esta intenção. O ato eleitoral está marcado para 12 de outubro

 

É candidato à Presidência da Federação Portuguesa de Atletismo. Por que razão resolveu candidatar-se?

Por um lado é retribuir uma gratidão a uma modalidade que me deu tudo aquilo que sou hoje na minha vida, não só a nível pessoal, mas familiar e daí achar que é o momento certo para dar essa retribuição. Por outro lado, conseguimos uma equipa fantástica, uma equipa jovem, de ex atletas, com muita capacidade e muito motivada para que se possa inovar na modalidade.

O projeto âncora será a construção da “Casa das Seleções” na Marinha Grande. O que nos pode dizer sobre este projeto?

Isso é a joia da coroa, é um sonho que eu tenho que se vai concretizar e porquê a Marinha Grande? A Marinha Grande é dos locais no país com melhores condições para o treino para o atletismo. Tenho aqui raízes fortes, porque não é por acaso até que cheguei a ter aqui casa para vir para aqui treinar, e achamos que como aqui é o melhor sítio vai nascer aqui na Marinha Grande a “Casa das Seleções” para que os nossos jovens, os nossos futuros campeões, tenham todas as condições para treinar.

Quando refere melhores condições para treinar, estamos a falar de um centro de alto rendimento?

Exatamente, será um centro de alto rendimento, mas a contar também com jovens e não só para as seleções nacionais, mas também para as seleções regionais. Queremos que os jovens tenham oportunidade de vir para cá treinar ainda jovens e daí que será aberto a todas as seleções que não só nacionais. Um dos objetivos é que as seleções estrangeiras também venham para a Marinha Grande, treinar juntamente com as seleções portuguesas.

Quando fala de excelentes condições para a prática da modalidade no nosso território, a que é que se refere em concreto?

Temos uma mata fantástica, única, com percursos maravilhosos para a prática do atletismo. Temos um estádio com condições ideais para o atletismo. Temos as praias muito perto e o clima é das melhores coisas que temos aqui, e tudo isso reunido, o lugar ideal é mesmo a Marinha Grande.

A sua candidatura é muito recente. Em todo o caso, é possível já apontar uma localização para esta “Casa das Seleções”?

Já está mais ou menos localizada, há dois ou três locais em vista, por isso, mais uma vez eu estou aqui para visitar um desses locais, para depois tomarmos uma decisão final.

Há uma noção de quanto poderá custar esse projeto?

Neste momento ainda não, porque vamos por etapas da dimensão, por isso, com os pés bem assentes no chão, mas será um investimento público-privado em que realmente achamos que é dos melhores investimentos que vamos fazer é na criação desta “Casa das Seleções”.

Com que sentimento é que encabeça esta lista candidata?

Com sentimento de mudança, sobretudo é isso e o slogan é mesmo esse, “Mudança” para melhor.

 

Veja a entrevista em www.marinhatv.com