O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve na Marinha Grande na última terça feira, dia 9 de abril, 4 homens com idades entre os 16 e os 41 anos, por roubos na via pública

 

Segundo as autoridades, na sequência de duas ocorrências relacionadas com roubos por esticão na via pública, ocorridas na tarde do dia 9, nas localidades de Amor e Cortes, os militares da GNR encetaram diligências que permitiram localizar e intercetar um veículo suspeito, com quatro indivíduos no seu interior.

“No decorrer das diligências foi realizada uma busca ao veículo e uma revista pessoal aos suspeitos, tendo sido possível recuperar um fio e um anel de ouro, um relógio de pulso, roubados às vítimas, que levou à detenção dos suspeitos”, explicou a GNR, segundo a qual foi ainda apreendido, nesta ação, um veículo, dois telemóveis e 24,50 euros em numerário.

No seguimento da ação, foi ainda possível apurar “que os suspeitos, com recurso a atos violentos, arrancavam às vítimas os seus pertences na via pública ou através do abalroamento de ciclistas e motociclistas, que após a queda eram agredidos e viam subtraídos os pertences que se encontravam visíveis”.

Os detidos, com antecedentes criminais por roubo por esticão, ofensas à integridade física e tráfico de droga, são ainda suspeitos de estarem envolvidos na prática de roubos ocorridos nos concelhos de Condeixa, Marinha Grande e Caldas da Rainha, e serão presentes esta quinta feira, dia 11 de abril, no Tribunal Judicial de Leiria, para aplicação das medidas de coação.

A ação contou com o reforço dos militares dos Postos Territoriais do Destacamento Territorial de Leiria e da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria.

Como prevenir este tipo de crime?

Por forma a prevenir este tipo de crime a GNR relembra algumas medidas a ter em conta:

- Caminhe sempre no sentido contrário do trânsito e transporte o saco ou a mala na mão ou no ombro do lado interior do passeio;

- Nunca traga os números dos códigos dos cartões de multibanco ou de crédito junto dos mesmos;

- Quando necessitar de transportar grandes quantias de dinheiro, divida-as pelos diversos bolsos;

- Quando circular de automóvel, tranque sempre as portas e feche os vidros das janelas. Nunca transporte a mala em cima do banco lateral direito mas sim no chão da viatura;

- Tenha especial atenção quando estiver parado nos semáforos;

- Quando alguém em transporte motorizado lhe solicitar alguma informação, não se aproxime demasiado da viatura, fique, pelo menos, à distância do braço.


Foto: GNR