“Alquimia do Amor” é como se intitula o fórum que vai ter lugar no Auditório do Edifício da Resinagem já na próxima quarta feira, 20 de março, a partir das 9h, numa organização dos alunos das turmas A e B do 12.º ano da Escola Secundária Pinhal do Rei e da professora de Biologia Anabela Santos

 

Inserido na Semana do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, o evento tem vindo a ser preparado desde dezembro, constituindo uma forma “diferente” de abordar os conteúdos programáticos da disciplina de Biologia.

Ao JMG, a professora Anabela Santos explicou que o primeiro passo foi a escolha do tema e que, a partir daí, divididos em quatro grupos, os alunos realizaram pesquisas e elaboraram os trabalhos que vão apresentar no fórum.

O objetivo foi “tentar encontrar explicações científicas para questões como, por exemplo, por que razão nos apaixonamos por determinada pessoa e não por outra”, ou por que nos sentimos atraídos por alguém.

A docente acrescentou que o evento vai abordar temas que estão na ordem do dia “sem tabus” e “de forma livre”, desde o início das relações, passando pela sexualidade, pelo surgimento de problemas no casal e também pelo fim das relações e a necessidade de gerir e ultrapassar as separações.

Margarida Alves, uma das alunas envolvidas na preparação do fórum, contou ao nosso jornal que no ano letivo anterior assistiu à 1.ª edição do evento, organizado nos mesmos moldes mas subordinado à temática da alimentação, mostrando-se “muito entusiasmada” por poder estar, desta vez, no lugar dos antigos colegas. “Estamos todos com a expectativa que corra tudo bem e vamos dar o nosso melhor”, considerando como “positiva” a possibilidade de poder estar do lado de lá, como oradora, a interagir com o público e a apresentar o resultado do trabalho de pesquisa realizado nos últimos meses com os colegas.

 

Além de ter como oradores os alunos do 12.º ano, o fórum contará com as intervenções de especialistas de diferentes áreas a quem caberá validar, ou complementar, as informações apresentadas pelos estudantes.

Assim, no período da manhã, e após a sessão de abertura, serão oradores os alunos Duarte Pereira, Duarte Rodrigues, Margarida Alves e Rhania Kanje, que se vão debruçar sobre o tema “Química do Amor. Que droga é esta?”, seguindo-se o grupo composto por Francisca Lourenço, Inês Branco, Jéssica Santos e Lara Tomé com o tema “Quebra de preconceitos. Sexualidade sem tabus e sem complexos”. Após as apresentações, será possível ouvir a sexóloga Natacha Cabete e o filósofo Jorge Humberto Dias.

No período da tarde, vai falar-se de “Disfarces de amor. É assim que o amor não é!”, por Maria Marques, Marta Vilhena e Inês Ferreira, e de “O fim da Química. O que fica depois?”, pelos alunos Bárbara Neves, Francisca Santos, Lara Guerra e Patrícia Amaral. O psicólogo Paulo Costa e a historiadora Ana Oliveira sobem depois ao palco para partilharem os seus conhecimentos sobre estas matérias.

 

Para a professora Anabela Santos, colocar alunos e especialistas lado a lado confere uma “responsabilidade acrescida” aos alunos que, desta forma, alargam horizontes, experienciam novas possibilidades ao mesmo tempo que enriquecem o seu leque de competências e adquirem novos conhecimentos.

“Procurámos abordar os vários aspetos das relações amorosas e não só, com temáticas que se complementam, fornecendo informação ao público”, mas também “para os levar a refletir e para alertar para determinadas situações”.


Com mais de seis dezenas de inscritos, o fórum é de participação gratuita e aberto a toda a comunidade.



Na foto, a aluna Margarida Alves e a professora Anabela Santos