A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na reunião do executivo da última segunda feira, 29 de maio, aprovar o estudo prévio para a reabilitação da Albergaria Nobre para Residência de Estudantes, o que vai representar um investimento superior a 2,4 milhões de euros

 

Segundo a autarquia, o estudo para os posteriores projetos de arquitetura e especialidades prevê um investimento de 2.481.680 euros (mais Iva), elaborado pela sociedade “Fusion Originale International Projects, Unipesssoal, Lda.”.

A área a intervir localiza-se na Rua Alexandre Herculano, em pleno centro tradicional da Marinha Grande. A autarquia evidencia que a zona onde se insere o projeto concentra uma grande parte dos equipamentos públicos da cidade, desde serviços administrativos, a equipamentos culturais, religiosos e de lazer, considerando que “a execução desta obra vai dinamizar e complementar toda esta zona, criando uma maior proximidade entre a comunidade estudantil, a população marinhense e o centro tradicional”.

Para além da preservação da fachada da Albergaria Nobre, “será de importante relevância a presença do vidro, a maior e mais importante referência na história e desenvolvimento da cidade, considerada a “Capital do Vidro””.

A autarquia dá ainda conta que, por trás e a partir da fachada da antiga Albergaria está previsto um plano envidraçado, marcado pela verticalidade da fachada pré-existente e da estrutura metálica presente na nova edificação. “Em relação à forma do edificado, será potenciado o convívio social, através de um pátio interno exterior, aberto à comunidade marinhense”, acrescenta a Câmara em nota de imprensa.

O estudo contempla um total de 50 unidades de alojamento, com 76 camas, em 3 pisos.