A Sociedade de Beneficência e Recreio 1.º de Janeiro assinalou mais um aniversário, no passado sábado, com uma gala que reuniu cerca de duas centenas de sócios e amigos da coletividade da Ordem. A noite foi marcada pela atuação de artistas marinhenses: Grupo de Cavaquinhos Musicordem, Luísa Oliveira, Sónia Santos, grupo Taramela e banda The Black Tinto & Fungo Rouge


Apesar da pandemia, que muito tem prejudicado o movimento associativo, a SBR 1.º de Janeiro decidiu realizar a gala de aniversário, embora com um número reduzido de pessoas e distanciamento entre mesas. No total, cerca de duzentas pessoas, metade do que era habitual. Ainda assim, a direção da coletividade mostrou-se “satisfeita” com a realização da iniciativa, manifestando um sentimento de “gratidão e humildade” num momento de bastante relevância para a associação, ou seja, os aniversários.

Na sua intervenção, o presidente da direção mostrou-se grato pela presença de muitos associados e amigos, que assim permitem “o desenvolvimento da cultura e desporto”, existindo “razões para estarmos felizes”. Carlos Rosa não esqueceu as empresas que “têm estado ao nosso lado”, além da Câmara e Junta de Freguesia da Marinha Grande. A este respeito, o dirigente deixou um recado à autarquia: “têm que olhar para as coletividades, os apoios têm sido muito poucos”. Rosa alertou para as burocracias “que têm que terminar”, pois a coletividade da Ordem “vai continuar a contar com o apoio da Câmara”.

O presidente da autarquia da Marinha Grande lembrou que a SBR 1.º Janeiro “é uma coletividade com história, onde impera o espírito empreendedor que provém dos fundadores e apresenta uma das salas mais bonitas do nosso concelho”.

Aurélio Ferreira recordou que “o percurso desta coletividade faz parte da história da Marinha Grande. Ao longo de tantos anos, aqui têm-se realizado eventos de índole recreativo, cultural, desportivo e social, promovidos para toda a freguesia”. O presidente enalteceu “o trabalho de todos aqueles que, ao longo dos 83 anos da associação, permitiram o contacto com a cultura e o desporto e continuam a preservar e divulgar a identidade cultural do concelho”.

Internamente, a SBR 1.º de Janeiro vai ter eleições esta quinta feira, dia 20 de janeiro, e, a este respeito, o presidente da coletividade recordou que “temos a responsabilidade de dar um pouco mais de nós”.

Ordem premeia apoio e dedicação

A direção da SBR 1.º de Janeiro entregou o Prémio Gratidão às empresas MatosGest, Calkitos e MetalMarinha. Outra das distinções importantes foi o reconhecimento com o Prémio Dedicação a Daniel Nicolae Preda, pela sua entrega e colaboração para com a SBR 1.º de Janeiro. Foram ainda atribuídos os emblemas de 25 e 50 anos de sócio, numa noite marcada por boa disposição e o reencontro de gerações, sob o cumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde.

Simbolicamente, as velas do bolo de aniversário foram sopradas pelo sócio n.º 2, António Rosa, de 90 anos.