A população do concelho vai poder participar no processo de reflorestação do Pinhal do Rei, após o incêndio de 15 de outubro. A garantia foi assumida na última quinta feira, dia 16, pela presidente do Município, pelo Secretário de Estado das Florestas e pela Secretária de Estado do Turismo.

Os governantes vieram à Marinha Grande a pedido da presidente da autarquia que quis “dar a conhecer e debater o potencial turístico” do concelho, bem como a necessidade de abarcar na reorganização do Pinhal do Rei a recuperação do património existente e potenciá-lo turisticamente.

Após a reunião, em que participou também o presidente e técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Cidália Ferreira deu conta da intenção de “articular tudo o que é necessário para, de uma forma consciente e científica, envolver a população no projeto de reflorestação”. A edil deu conta aos governantes da necessidade de recuperar o Parque do Engenho para aí ser instalado o Museu Nacional da Floresta, da recuperação das casas das matas e dos pontos de vigia, que podem ser utilizados como unidades de alojamento turístico e para instalação de serviços educativos. Cidália Ferreira quer ainda dinamizar projetos ligados ao ecoturismo do Rio Lis, como ecopistas, reposição do percurso pedestre da Praia da Vieira, conclusão do estuarino, criação de um Centro de Interpretação Ambiental do Rio Lis, e a valorização da Arte Xávega.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.