O auditório do Edifício da Resinagem foi pequeno para receber todos quantos quiseram assistir na tarde do último sábado, 18 de novembro, à conferência “Reerguer das cinzas o Pinhal do Rei”, dinamizada em parceria pela Assembleia Municipal e pela Câmara da Marinha Grande.

Gabriel Roldão, marinhense e estudioso do Pinhal do Rei, deu uma visão histórica do Pinhal, lembrando os seus 700 anos e o trabalho do engenheiro Bernardino Barros Gomes na sua organização. Apelou aos autarcas locais que não se esqueçam das promessas eleitorais e para que “unam” esforços e vontades no sentido de reerguer o pinhal, e deu conta dos vários alertas que fez a respeito da falta de limpeza da mata, sobretudo desde 2003. O orador considerou que a tragédia ocorrida no pinhal terá consequências nefastas ao nível da qualidade de vida das populações, e advertiu para o muito lixo que continua a ser depositado na mata. Considerou “vergonhoso” o estado a que se deixou chegar o Parque do Engenho, que carece de rápida intervenção.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.