Para o Movimento pela Marinha (MpM), as “negociações” com o Partido Socialista em busca de um entendimento para a governação camarária são um “processo fechado”, após a presidente ter distribuído a totalidade dos pelouros pelos eleitos do PS.

O MpM chamou os jornalistas para uma conferência de imprensa ao final da tarde da última quinta feira, 2 de novembro, para “clarificar a opinião pública” sobre as negociações para os diferentes órgãos autárquicos.

Aurélio Ferreira e Ana Alves Monteiro explicaram que após “a leitura dos resultados eleitorais” de 1 de outubro, tentaram “perceber” qual a mensagem transmitida pelos eleitores. Assim, na Moita, face ao equilíbrio entre PS e MpM, os eleitos das duas forças chegaram a um consenso e o MpM aceitou integrar o executivo, tendo sido redigido um memorando de entendimento onde constam as “linhas orientadoras” e os “compromissos” para o presente mandato.

Na Vieira, não houve convite para integrar o executivo e o MpM apoiou o candidato do +Concelho para a Assembleia de Freguesia (AF), mas que não seria eleito. Na Marinha Grande também não houve convite para o executivo, mas MpM e CDU tentaram um entendimento, pelo que o candidato do MpM foi o eleito para a AF. Este acordo estendeu-se à Assembleia Municipal, com o Movimento pela Marinha a apoiar a eleição da CDU para a presidência da mesa, por considerar “positivo” que as Assembleias tenham presidências distintas dos executivos.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.