POLÍTICA DE PRIVACIDADE
O presente documento explicita os termos em que a Jornal da Marinha Grande, Lda., sociedade com sede na Travessa de Vieira de Leiria, nº 9 2430-276, Marinha Grande, com o capital social 24.939,90 euros (vinte e quatro mil, novecentos e trinta e nove euros e noventa cêntimos) e registada na Conservatória do Registo Comercial da Marinha Grande, sob o número único de pessoa colectiva e de matrícula 502 963 905 procede ao tratamento das informações recolhidas e utilizadas nas suas aplicações. Todas estas regras estão de acordo com a legislação nacional.
A Jornal da Marinha Grande, Lda., protege a privacidade dos seus leitores bem como os dados pessoais submetidos pelos mesmos, sendo responsável pelo Website www.jornaldamarinha.pt (doravante designado por “Website”).
1. Informação recolhida
O Jornal da Marinha Grande online (doravante designado como “JMG”) recolhe dois tipos de informação: informação pessoal e informação anónima. A informação anónima ocorre enquanto o utilizador visita o Website e tem como objetivo melhorar o funcionamento do mesmo, incluindo a gestão e priorização de conteúdos. A informação pessoal é fornecida voluntariamente pelo utilizador aquando do registo facultativo. Todos os dados recolhidos são processados de forma automática sendo que a informação enviada pelos utilizadores é encriptada e gerida com segurança avançada.
O registo serve para o utilizador aceder aos serviços de comentários e outras funcionalidades disponibilizadas pelo JMG Online.
Os dados recolhidos têm como finalidades: a identificação dos membros da comunidade/utilizador; a identificação da responsabilidade de comentários e ações na comunidade; gestão das permissões para efeitos de envio de comunicações de marketing via email; gestão de registos; gestão de tópicos e temas; gestão de preferências e autores; possíveis ações de marketing.
2. Responsabilidade
A recolha de dados pessoais no Website é da total responsabilidade da Jornal da Marinha Grande Lda., que assume o compromisso de não transmitir de modo nenhum, informações pessoais dos utilizadores do Website a terceiros, sem uma devida autorização dos titulares de tais informações.
A Jornal da Marinha Grande Lda., não se responsabiliza pelo conteúdo acedido através de qualquer hiperligação que leve o utilizador a navegar fora do domínio www.jornaldamarinha.pt, sempre que tais hiperligações sejam da responsabilidade de terceiros.
A Jornal da Marinha Grande Lda. utiliza diversas formas de protecção tecnológica contra ataques à informação pessoal dos utilizadores.
3) Violação de base de dados
A violação, ou tentativa de violação, de bases de dados obtidos através do Website terá como consequência a abertura de processo judicial contra o(s) infractor(es).
4) Atualizações/Manutenção de informação pessoal
Ao utilizar o Website, o leitor compromete-se a fornecer e manter os seus dados pessoais atualizados e verdadeiros.
A atualização da informação do leitor poderá ser realizada através da Área Pessoal onde o utilizador poderá alterar ou adicionar informações.
A Jornal da Marinha Grande Lda. conservará e manterá pelo período necessário as informações/dados dos utilizadores até instruções em contrário.
5) Denúncias anónimas
O JMG online oferecerá aos seus leitores ferramentas para a realização de denúncias de situações de forma anómina, protegendo assim a fonte de informação.
6) Política de cookies
O JMG online utiliza cookies que permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação do utilizador. Qualquer navegador de internet (browser) permite ao utilizador aceitar, recusar ou apagar cookies, através das definições do próprio navegador. Se optar por desativar os cookies, alguns serviços do nosso site irão deixar de funcionar, afetando assim a sua experiência de navegação no site.
O que são cookies?
Os cookies são curtos ficheiros de texto com informações relevantes que o seu browser processa, quando um site é visitado por um utilizador.
A colocação de cookies ajuda o Website a reconhecer o dispositivo (tablet, desktop, mobile, etc) do utilizador sempre que nos visita. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências, não revelando informações pessoais.
Para que a sua experiência de navegação seja otimizada o mais possível, recomendamos que não desative os cookies. Os mesmos aumentam a rapidez de resposta na navegação.
7) Considerações Finais
A Jornal da Marinha Grande Lda., reserva-se o direito de alterar as normas descritas nesta página pelo que aconselhamos a visita frequente a este endereço. Consideramos que os utilizadores estão conscientes destas políticas ao navegar em www.jornaldamarinha.pt.
- Escrito Por: Jornal da Marinha Grande
- Na hora
- 27 março 2020
São 35 os utentes do Centro Sócio Sanitário Porta Azul que estão neste momento de pandemia do novo coronavírus a ser apoiados pela Associação Novo Olhar 2, recebendo alimentos, medicação e kits de desinfeção.
Carlo Melo, responsável pelo Centro Sócio Sanitário Porta Azul, referiu ao JMG que “as pessoas que vivem em situação de sem-abrigo são naturalmente suscetíveis à infeção e, pelas suas condições de vida, podem correr maior risco de exposição”, acrescentando que, “como vivem numa situação de grande vulnerabilidade social com dificuldades reconhecidas de acesso aos serviços de saúde e aos apoios sociais, pode prever-se que a COVID-19 se torne um problema grave nesta população”.
De acordo com o responsável, “as pessoas sem-abrigo apresentam mais frequentemente problemas físicos e mentais crónicos, dependência de drogas ilícitas, com eventual partilha de material para consumo injetado, e lícitas, com dificuldades no acesso a serviços de saúde formais”.
Assim, e devido à vulnerabilidade a que estão expostas, a Associação Novo Olhar II tem assegurado, seguindo sempre as diretrizes da Direção Geral da Saúde (DGS), a entrega de cabazes alimentares e de kits de desinfeção, compostos por luvas, desinfetantes de álcool e máscara.
Cuidados de higiene assegurados
Carlo Melo dá ainda conta que a medicação também está a ser assegurada, sobretudo para os seropositivos, dirigindo-se ele próprio aos serviços farmacêuticos do Hospital Universitário de Coimbra levantar os medicamentos que faz depois chegar aos utentes acompanhados pela Porta Azul.
Uma das valências do Centro Sócio Sanitário é a possibilidade de os utentes fazerem a sua higiene pessoal nas instalações, o que por estes dias também não foi descurado. Aliás, esta terça feira, dia 24 de março, a Porta Azul assegurou aos seus utentes os serviços de higiene, seguindo todas as medidas de contingência e orientações emanadas da DGS.
Ainda de acordo com Carlo Melo, estão ser acompanhados nesta fase de pandemia 35 utentes, referindo que a Câmara Municipal da Marinha Grande tem sido “fundamental” na articulação constante com a Associação Novo Olhar II, e que as Conferências de São Vicente de Paulo têm disponibilizado à instituição alguns bens alimentares para serem distribuídos pelos utentes. O responsável deixou ainda uma palavra para a equipa técnica da Porta Azul por estar a gerir a situação da melhor forma possível.
De referir ainda que os sem-abrigo acompanhados pela Porta Azul continuam a pernoitar na rua, no entanto a instituição já apelou à autarquia para que disponibilize um espaço, devidamente higienizado, para albergar cinco pessoas em situação mais complicada, “mas até agora não obtivemos resposta”.