1. Gabriel Roldão é um ilustre marinhense que depois de uma vida empresarial de sucesso se tem vindo a dedicar às causas da história local e da defesa do património. Na semana passada saúda-se o seu alerta sobre a degradação da mata do Tremelgo, um ex-libris florestal que as autoridades nacionais têm deixado degradar mas os cidadãos estão alerta. Sei que o Presidente da Câmara, e bem, tem já reuniões agendadas com as autoridades para que resolvam os problemas mais prementes e cooperar com eles. A insensibilidade das autoridades para alguns destes problemas não se resolve com ultimatos ou ordem de prisão a quem quer fazer algo (como aconteceu recentemente), mas com iniciativas concretas e vontade política. Ainda esta semana conto preparar um projecto de resolução na Assembleia da Republica com vista a lembrar a necessidade de se darem passos mais concretos no desenvolvimento do Museu da Floresta, agora que há fundos comunitários novos e que os programas operacionais da agricultura e florestas nem sempre esgotam as verbas que lhes estão destinadas.

2. A família e o Natal andam sempre de mãos dadas, há por isso, nesta época, um carinho e uma atenção especial para com os nossos “mais velhos” reunidos à nossa volta. A Tertúlia dos Anos de Ouro e o Projeto de Vida Sénior são duas escolas de vida dedicadas aos mais velhos e mais atuantes da sociedade que os cidadãos desta terra têm procurado desenvolver e acarinhar. Estamos sempre a tempo de aprender porque, como disse Gabriel Garcia Márquez, a sabedoria é algo que quando nos bate à porta já não nos serve para nada.

3. A tragédia com a bactéria da Legionella foi causadora de um conjunto de mortes anormalmente elevado, apesar do problema estar aparentemente debelado, surgem notícias, aqui e ali, de manifestações da doença, normalmente associada a locais com grande concentração industrial. Estou em crer que as empresas estão agora mais sensibilizadas para a manutenção e o tratamento e as autoridades mais vigilantes. Ainda assim, estou a preparar uma pergunta parlamentar para que o governo e as autoridades de saúde me informem se na Marinha Grande, sobretudo as grande unidades industriais, estão a cumprir as medidas sanitárias que a lei exige. Como diz o povo, cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

4. Nuno Saraiva o fantástico atleta de Judo do nosso concelho foi esta semana apresentado como atleta do Benfica. O melhor atleta está no melhor clube, uma combinação que tem tudo para dar certo. Assim desejamos!