Foram cerca de duas centenas, os alunos que viram reconhecido o trabalho realizado no ano letivo 2021/22, ao serem galardoados com os Prémios de Mérito Stephens

 

Os galardões foram entregues no final de tarde da última segunda feira, 12 de junho, na Sala do Aluno da Escola Básica Guilherme Stephens que foi pequena para acolher todos os que quiseram assistir ao momento.

Na ocasião, o presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento Poente, Cesário Silva, congratulou-se pela presença de um elevado número de pais e encarregados de educação na cerimónia, demonstrando o seu “orgulho” pelo papel que desempenham, concluindo que “a escola está viva” e que “os pais fazem parte desta comunidade”.

O responsável salientou que, do ponto de vista académico, as aprendizagens são fundamentais, mas fez questão de sublinhar “que não são menos importantes” as competências que se adquirem pelo desporto, pelo teatro, pela música e pela dança, “que nos fazem crescer enquanto pessoas e enquanto seres diferentes dos outros”. Cesário Silva considerou que as artes em geral ajudam a que os alunos possam ter “a mochila das competências mais recheada”, com benefícios para a sua vida futura.

Aproveitando a presença do presidente da Câmara na sessão, o presidente da CAP lembrou que a escola, frequentada diariamente por cerca de 850 alunos, do 3.º ao 8.º ano, precisa de um piso novo no espaço exterior, bem como “de várias outras coisas”, com o objetivo de melhorar as suas condições.

Aurélio Ferreira, por sua vez, destacou o papel da escola na formação dos jovens, bem como dos pais, que considerou serem “fundamentais” no processo educativo e de formação de “bons cidadãos”.

Na cerimónia foram distinguidos cerca de 180 alunos, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade, pelo desempenho no ano letivo anterior, com Prémios de Mérito Académico, Artístico, Cívico/Cidadania, Desportivo, Empenho e Literário.