A Atlas – Associação de cooperação para o desenvolvimento, com instalações no Edifício Ivima, na Marinha Grande, é uma das 17 entidades contempladas a nível nacional com o Prémio Fidelidade Comunidade, atribuído pela seguradora portuguesa

No valor de 40.500 euros, o prémio será destinado à área do envelhecimento e será empregue em projetos a desenvolver no distrito de Coimbra, de onde a Atlas é originária.

Constituída em 2008, a Atlas surgiu com a necessidade de apoiar idosos que vivem em isolamento e carência económica nos seus domicílios. A falta de respostas, sobretudo ao fim de semana, levou à necessidade de mobilizar a sociedade civil para esta problemática, nascendo o projeto Velhos Amigos. A mobilização de voluntários, empresas e organismos públicos tornou-se a resposta para outras problemáticas que a Atlas tem abraçado ao longo dos últimos anos.

A associação trabalha com os seniores promovendo atividades com voluntários que reduzam o isolamento da população idosa de Coimbra, Pombal, Leiria e Marinha Grande. Com o projeto Velhos Amigos, a Atlas demonstrou dar uma resposta diferenciadora em termos de isolamento social local, referindo a instituição que “com o Prémio Fidelidade Comunidade vai ser possível a implementação de uma plataforma de CRM, a reformulação e criação de peças de comunicação para divulgação da organização e a contratação de um serviço de consultoria para definição do seu plano estratégico e de crescimento, com vista a garantir a sustentabilidade e crescimento da instituição”.

“Este Prémio materializa o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da sociedade através do fortalecimento do setor social”, refere a seguradora em nota de imprensa, acrescentando que “neste ano de 2020, tão preocupante para todos e especialmente para as organizações que apoiam as populações vulneráveis, queremos, para além do Prémio, construir as bases de uma Comunidade Fidelidade: vamos acompanhar de perto as organizações vencedoras respondendo às suas necessidades, tirando partido de parcerias com as empresas do Grupo Fidelidade, fornecedores, clientes e parceiros de negócio”.