O Município da Marinha Grande já divulgou o programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, dinamizado em parceria com as Juntas de Freguesia e as associações do concelho, e que incluirá a realização de concertos, desporto, tertúlias e exposições, de participação gratuita, num total de meia centena de eventos

 

“Envolver a comunidade e assinalar uma efeméride de grande significado para o concelho e para o País” são os principais desígnios da autarquia ao preparar o programa comemorativo, cujo ponto alto está reservado para a noite de 24 de abril, na Praça Stephens, onde terá lugar este ano um espetáculo de vídeo mapping, fogo de artifício e a atuação da Brigada Victor Jara, bem como a já habitual Feira de Artes Criativ(a)rte, no dia 25, no Parque da Cerca.

Entre as inúmeras atividades agendadas, e que podem ser consultadas na íntegra no site do Município (www.cm-mgrande.pt), destaque para a abertura das comemorações, na tarde do último domingo, no Teatro Stephens, com o espetáculo comemorativo realizado em parceria com a ACR Comeira e que levou ao palco os artistas Maiseu, Miguel Calhaz, Teatro do Botão, Vira Vadio e Cais da saudade.

Na sexta feira, 12, o Auditório da Resinagem recebe, a partir das 18h30, a representação das peças de teatro “18 de Janeiro de 1934”, por alunos da Escola Básica de Casal de Malta, e “90 anos do 18 de Janeiro de 1934 – Conta-me como foi…”, por estudantes da Calazans Duarte, do Agrupamento de Escolas Poente. À noite, pelas 21h30, o foyer do Teatro Stephens recebe a tertúlia “Poesia ao Serão”, dinamizada pela Associação da Comeira.

No dia 24, realce para a realização da 34.ª Milha de Cristal a partir das 19h40 com início na Praça Stephens, onde decorrerá o concerto da Brigada Victor Jara antes das 22h. Perto da meia noite atuam os Tocándar e vai ouvir-se a “Grândola, Vila Morena” e o Hino Nacional. Segue-se o discurso do presidente do Município, fogo de artifício e atuação do DJ Pedro Duarte.

No dia 25, às 11h, o Teatro Stephens recebe a Sessão da Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril, e à tarde, a partir das 14h, decorre no Parque da Cerca a 18.ª edição da Criativ(a)rte.

Entretanto, entre os dias 22 de abril e 1 de maio “Abril sai à Rua” com a decoração do espaço público exterior, nas três freguesias, dando visibilidade aos “Manifestos” concebidos pela comunidade escolar e sénior do concelho, e até ao final de maio o Arquivo Municipal terá patente a exposição “Documentos de abril”.

Foto: 25 de abril de 2023 - CMMG