Emoção e muitas contas até à classificativa final. Assim foi o Rali Vidreiro Centro de Portugal que o Clube Automóvel da Marinha Grande levou a efeito nos dias 13 e 14 de outubro, e que ditou a vitória do piloto britânico Kris Meeke, do Team Hyundai Portugal

 

Foi preciso esperar até à última ronda do Campeonato Portugal de Ralis para se conhecer o grande vencedor da temporada. Com quatro fortes candidatos ao título, a dupla Ricardo Teodósio/José Teixeira, em Hyundai i20 N Rally2, conquistou o 2.º lugar no Rali Vidreiro e sagrou-se campeã nacional. O grande vencedor do Vidreiro foi a dupla Kris Meeke/ Brian Hoy (Hyundai i20 N Rally2) e em segundo lugar ficaram os espanhóis Alejandro Cachón/Borja Rozada (Citroen C3 Rally2).

No sábado, segundo e último dia da prova, poucos segundos separavam os principais candidatos ao título. Contudo, Armindo Araújo acabaria por ficar afastado da luta logo de manhã devido a uma escolha errada de pneus para os dois primeiros troços (Mata Mourisca e Pombal). Na terceira classificativa, José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally4) deu um “toque” com a traseira esquerda e viu-se forçado a abandonar. A partir daí, Ricardo Teodósio manteve-se na segunda posição do CPR, com Miguel Correia (Skoda Fabia RS Rally2 evo) a mais de meio minuto de diferença. Teodósio somou na cidade vidreira o 3.º título de campeão nacional (2019 e 2021).

Ernesto Cunha abandona prova

Na luta pelo título de duas rodas motrizes (2RM) também eram quatro os possíveis campeões, mas foi Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4), que na época passada venceu o FPAK Júnior Team, o grande vencedor.

O piloto marinhense Ernesto Cunha foi o primeiro dos quatro candidatos a ficar afastado da luta, depois de uma saída de estrada logo no primeiro troço de sábado. Gonçalo Henriques assumiu a liderança e Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) viu o título fugir devido a um problema de travões. Na luta estava ainda Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4), que não conseguiu anular a diferença.

Nas duas rodas motrizes destaque ainda para a dupla Rafael Cardeira/Luís Boiça (Renault Clio R3T) que não foi além do 6.º lugar.


Fotos: Rali Vidreiro