A Igreja Paroquial da Marinha Grande vai receber este sábado, 18 de dezembro, pelas 19 horas, a cerimónia local de partilha da “Luz da Paz de Belém”, que será dinamizada pelo Agrupamento 36 da Marinha Grande, do Corpo Nacional de Escutas

 

Em nota de imprensa, Sandro Soares, Chefe do Agrupamento 36, fez saber que a Luz da Paz de Belém foi recolhida na gruta da Natividade, no passado dia 19 de novembro, por Rianna Danho, uma jovem de Belém que a entregou à companhia aérea Austrian Airlines, que a transportou até à Áustria onde decorreu, a 11 de dezembro, a Cerimónia Internacional de Partilha da Luz da Paz, em Salzburg.

Este ano, e devido à pandemia, “não foi possível receber a Luz da Paz que foi este ano acesa em Belém, iremos acolher a Luz da Paz de Belém que se manteve permanentemente acesa na paróquia de Mateus, na diocese de Vila Real”, sendo que este sábado “a Luz chega a todos, à comunidade da Marinha Grande”.

O responsável do Agrupamento 36 lembra a iniciativa da Luz da Paz de Belém surgiu como um programa de beneficência, denominado “Luz na Escuridão”, dedicado a apoiar crianças necessitadas na Áustria. Desde então, todos os anos, uma criança oriunda do norte de Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém, onde Jesus nasceu, e leva-a para o seu país, onde esta é partilhada numa grande cerimónia ecuménica realizada em Viena.

“Delegações escutistas e guidistas de toda a Europa participam na celebração de Viena para levar a Luz aos seus respetivos países, como uma mensagem de Paz. Nas suas terras, os Escuteiros e as Guias partilham a Luz, levando-a a outras Igrejas, casas particulares, hospitais, residências de idosos, prisões, lugares públicos e de importância cultural e política ou a qualquer lugar onde seja apreciado o seu significado”, explicou ainda Sandro Soares.