O executivo da Câmara Municipal da Marinha Grande, liderado por Aurélio Ferreira, não vai apostar, para já, na reativação do Orçamento Participativo (OP)

 

A garantia foi dada pelo presidente na reunião de câmara de 26 de abril, em resposta à vereadora do PCP, Lara Lino, que quis saber para quando a retoma de um projeto que incentiva à cidadania ativa e que permite à população sugerir a realização de obras e projetos.

Aurélio Ferreira lembrou que o orçamento camarário em curso “não tem valor definido” para a implementação do OP, cujo regulamento “tem que ser revisto”. O edil considerou que o Orçamento Participativo realizado em anos anteriores “não foi o sucesso que se pretendia”, com “críticas que ainda hoje persistem”. O presidente da autarquia considerou que se trata de um “momento importante de cidadania”, que é necessário fazer uma avaliação e que o Orçamento Participativo, “em momento próprio voltará a acontecer”.

Recorde-se que o Orçamento Participativo foi implementado no Município marinhense pela primeira vez em 2014, no mandato de Álvaro Pereira, e teve a sua última edição em 2018, com Cidália Ferreira ao leme da autarquia. Por concretizar continua, ainda, a proposta que venceu a edição de 2017 do Orçamento Participativo, respeitante à construção de um Patinódromo na Zona Desportiva da Marinha Grande.