Celebra-se amanhã, 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos. Uma data não só marcada pela homenagem prestada aos que já partiram, mas também muito aguardada pelas crianças que vão para as ruas pedir o bolinho. Mas será que a tradição ainda é o que era? E na Marinha Grande, como é vivido esse dia? O JMG foi ouvir a opinião de alguns marinhenses.

O cenário é conhecido por todos: de manhã bem cedo as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus de porta em porta. A tradição é antiga e tem vindo a perpetuar-se ao longo dos anos por todo o país. A Marinha Grande não é exceção e, de uma ponta a outra do concelho, são centenas as crianças que vão para as ruas na esperança de regressarem a casa com o saco «recheado».

Na Comeira, Hugo Pereira é um dos que não deixam morrer a tradição. Pai de dois meninos, de 22 meses e oito anos, recorda os tempos em que ele próprio ia para as ruas pedir o bolinho. “Lembro-me de gostar muito de pedir o Pão por Deus quando era criança. Daí que mantenha viva uma tradição que faz parte de nós, da nossa identidade”, afirma.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.