São estimados em cinco milhões de euros os estragos, em danos públicos e particulares, causados no concelho da Marinha Grande pela tempestade Leslie, ocorrida nos dias 13 e 14 de outubro.

De acordo com a presidente da Câmara, os serviços municipais têm estado no terreno a fazer o levantamento exaustivo de todas as situações de prejuízo, para que sejam posteriormente comunicadas à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Em nota de imprensa, Cidália Ferreira deu ainda conta do empenhamento das equipas camarárias nas operações de limpeza e reparação dos estragos verificados.

Ministro da Administração Interna visita áreas afetadas

O Ministro da Administração Interna visitou no sábado as áreas afetadas pela tempestade Leslie, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, acompanhado da presidente da Câmara e dos vereadores Carlos Caetano e Célia Guerra.

Na Praia da Vieira, Eduardo Cabrita referiu que “estamos a avaliar e a responder à necessidade de recuperar empresas, habitações e equipamentos municipais”. Para tal, o Conselho de Ministros já aprovou decisões “com base numa avaliação preliminar com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Câmaras Municipais, que permitiu a aprovação de um decreto-lei que simplifica mecanismos de contratação pública e identifica vários mecanismos de apoio” aos particulares.

Para o governante, foi “a consciência coletiva que permitiu que, perante um fenómeno desta gravidade, não tivéssemos vítimas mortais”, considerando que, para tal, terão contribuído os avisos à população que foram sendo emitidos à medida que a tempestade evoluía.