O Clube dos Músicos da Marinha Grande leva a cabo esta sexta feira, pelas 21h30, um espetáculo de homenagem a Adventino Duarte. Entre outros nomes, a iniciativa vai contar com a presença de Luísa Oliveira e Deolinda Bernardo. O JMG esteve à conversa com o homenageado que, estando atualmente a combater uma doença renal, afirma “nunca perder a vontade de tocar e cantar”.

Ainda mal sabia ler e escrever e já sentia uma inclinação especial para a música, despoletada em grande parte pela influência de familiares que tocavam distintos instrumentos, mas sobretudo por força das festas da aldeia, onde escapava constantemente para junto do palco e dos músicos.

No entanto, foi a vontade passageira de ser padre que lhe permitiu um primeiro contacto com a música, quando, após a conclusão do 4º ano de estudos, ingressou no seminário de Leiria e teve a oportunidade de aprender solfejo (leitura musical) e piano.

Natural de Pisões (Pataias), veio para a Marinha Grande em 1962 trabalhar na Caixa de Previdência. Um ano depois inicia o serviço militar, tendo combatido em Angola até dezembro de 1966. Em 1967 regressa à Marinha Grande, acabando por criar aqui, alguns anos mais tarde, o seu próprio negócio na área do desenho e do grafismo.

Foi então que em 1982 iniciou aquele que viria a ser um extenso percurso na área musical quando surge a oportunidade de tocar no Hotel Eurosol, em Leiria, às quartas feiras e sábados. Aqui viria a conhecer e a atuar com cantoras como Luísa Oliveira, Mila Campos e Deolinda Bernardo.

E foi precisamente com Deolinda Bernardo que Adventino Duarte percorreu o país de Norte a Sul, com a dupla a fazer sucesso em festas, casamentos e batizados.

Paralelamente às atuações no Hotel Eurosol (onde permaneceu durante 20 anos), e movido pelo amor à música, no início da década de 90 Adventino Duarte, em conjunto com antigos colegas de trabalho, cria um grupo coral e inicia a sua atividade como maestro. Por indisponibilidade de alguns elementos, o grupo viria a terminar quatro anos depois, no entanto, Adventino e outros membros decidem não baixar os braços e tomam a decisão de fundar o “Terra Verde”, um grupo de música popular portuguesa que chegou a ser convidado para espetáculos em vários pontos do país.

Mais recentemente, em 2012, tornou-se num dos fundadores do Clube dos Músicos da Marinha Grande, tendo sido convidado a assumir, em 2017, o cargo de maestro no Grupo Coral da Universidade Sénior ASURPI.


Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.