Até ao próximo domingo, dia 10, tem lugar no Parque Municipal de Exposições a 28.ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande. O certame foi inaugurado na noite da última terça feira, pelo Ministro do Trabalho e Segurança Social, José Vieira da Silva, nascido no concelho.

O artesanato, o folclore e a gastronomia voltam a estar de mãos dadas para mais uma edição da FAG, promovida há 28 anos consecutivos pela Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego, como forma de angariar fundos que permitam prestar apoio social à população mais carenciada.

Este ano, a cerimónia oficial de abertura do certame contou com a presença do Ministro do Trabalho e Segurança Social, que realçou as suas origens marinhenses e mostrou-se ‘orgulhoso’ por participar num evento desta natureza dinamizado por uma Associação Particular de Solidariedade Social. Para Vieira da Silva, a FAG reveste-se de elevada importância, tanto mais que promove áreas como a gastronomia, componente fundamental do património nacional e que movimenta as atividades económicas ligadas ao turismo, como o artesanato, “como contraponto à padronização que nos é imposta por grandes entidades”, destacando a sua vertente diferenciadora e de preservação da identidade e tradições de um povo.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.