No âmbito do Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado no passado dia 26 de junho, a associação Novo Olhar II desenvolveu uma ação de Prevenção Universal dirigida à população geral mas com um alvo mais específico dirigido aos jovens.

Durante o dia 26 de Junho, uma equipa de técnicos especializados da ANO II percorreu as ruas da cidade da Marinha Grande e as praias do concelho com uma carrinha antiga Wolkswagen “pão de forma” prestando informação e aconselhamento sobre comportamentos aditivos. A acção teve uma adesão muito considerável, sobretudo de jovens que mostraram muito interesse para o tema. Foi oferecido um kit criado especificamente para o dia com informação útil para os mais jovens, dois preservativos e um porta-chaves da ANO II.

A acção teve ainda como objetivo dar a conhecer a intrevenção preventiva realizado pela ANO II ao longo dos ultimos 17 anos no Concelho da Marinha Grande e Leiria.

A título de enquadramento histórico, foi em 1987 que se instaurou esta data como o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, pela resolução 42/112 da ONU, para implementar a recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada a 26 de junho de 1987.