A generosidade da população da Marinha Grande, que elegeu a corporação marinhense como prioridade para apoiar, no âmbito da Consignação do IRS, relativo ao ano de 2021, permitiu à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Marinha Grande a aquisição de uma nova viatura, uma VDTD – VIATURA DEDICADA AO TRANSPORTE DE DOENTES, cuja situação clínica não impõe, previsivelmente, a necessidade de cuidados de saúde durante o transporte

 

Este envolvimento da sociedade civil em prol dos Bombeiros, deixa todos os elementos da corporação marinhense muito sensibilizados e gratos à população.

Atendendo ao envelhecido e insuficiente parque de viaturas, a VDTD 04 vem responder a uma das grandes carências dos Bombeiros da Marinha Grande, no que diz respeito ao transporte de doentes. Esta Viatura Dedicada ao Transporte de Doentes terá nove lugares, incluindo sistema de imobilização para duas cadeiras de rodas e estará apta a servir a comunidade a partir do dia 26 de Outubro de 2022, data da celebração do 123º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros da Marinha Grande.

Esta viatura foi adaptada para que a sua resposta seja a mais completa possível, no âmbito da missão a que se destina. Assim, a estrutura interior é reforçada para fixação dos revestimentos, bancos e rampa, enquanto o interior é forrado em material lavável e ignífugo (à prova de fogo), com chão em material antiderrapante.

Terá quatro bancos individuais reclináveis e três outros bancos individuais rotativos a 90º e rebatíveis lateralmente.

Estará equipada ainda com ar condicionado, rampa manual dobrável em alumínio, degrau lateral elétrico automatizado, extintor de pó químico e “lettering” exterior de acordo com a legislação em vigor.