Augusta Rosa, moradora na Rua Miguel Torga, n.º 27, na Várzea, desde 2008 que se queixa à autarquia marinhense dos danos causados na sua habitação, designadamente no telhado, pela passagem de veículos com mais de 3.500 kg naquela via, que apresenta um afunilamento precisamente junto à sua habitação

 

Desde 2008, já teve o beirado danificado por 6 vezes, duas das quais já este ano – a 24 de fevereiro e a 24 de abril, referindo que tem sido ela a suportar “todas as despesas” inerentes aos estragos causados. Em nenhuma das situações, os condutores dos pesados, ou de veículos com caixa de carga alta, pararam para assumir a responsabilidade, lamenta a moradora, que não presenciou nenhuma das ocorrências.

Em resultado do embate das viaturas, a parede da frente apresenta uma brecha, agravada com o embate mais recente, pelo que a proprietária teme vir a ter uma infiltração em casa, enquanto não for reparada a brecha, o beirado e repostas as telhas partidas. Queixa-se ainda de não poder colocar uma caleira ao longo do beirado do telhado, temendo que esse facto possa aumentar os danos em eventuais futuros abalroamentos.

Na sua perspetiva, o problema apenas poderá ser sanado com um reordenamento do trânsito por parte da Câmara, entidade com competência para o fazer, pedindo uma “solução urgente” para este problema.

Autarquia pondera proibir trânsito de pesados

Sobre este assunto, o JMG solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal da Marinha Grande. Na resposta, o vereador António Fragoso, responsável pela pasta do Trânsito, segurança e prevenção rodoviária, sinalética e toponímia, fez saber que vai ser apresentada na reunião de Câmara da próxima segunda feira, 9 de maio, “uma proposta para proibição de trânsito de pesados no sentido Poente - Nascente, de modo a colocar sinalização vertical de sentido proibido a automóveis pesados, na Rua Miguel Torga, no sentido poente - nascente, a partir da ligação/entroncamento com a Rua Natália Correia até à ligação/entroncamento com a Rua da Várzea”.

Segundo o autarca, o Município vai “diligenciar com alguns dos proprietários daquela Rua, a cedência de algum terreno, com contrapartidas de execução das vedações atualmente existentes, no sentido de permitir alargar o espaço de manobra dos veículos que por ali circulam”.

Ainda de acordo com o vereador António Fragoso, “o executivo está verdadeiramente empenhado em desenvolver ações no sentido da resolução dos muitos casos existentes, com a maior celeridade e, com as prioridades bem definidas, tendo em conta os perigos e os riscos envolvidos para pessoas e bens”.