O Plano Operacional Municipal 2020 (POM 2020) foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta, que reuniu por videoconferência a 29 de abril

A reunião da Comissão foi presidida pela presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, tendo o Serviço Municipal de Proteção Civil apresentado o POM 2020 às várias entidades enumerando, descrevendo e contabilizando os meios e os recursos humanos incluídos no Dispositivo Operacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios do concelho da Marinha Grande.

A presidente da Câmara da Marinha Grande enaltece “a parceria que tem sido desenvolvida pela Proteção Civil e por todas as entidades que têm vindo a reunir esforços para trabalharem no âmbito da sensibilização, proteção e segurança das populações para a prevenção dos incêndios”.

Cidália Ferreira salienta que o POM “descreve a intervenção de cada entidade, as suas áreas de intervenção, os setores territoriais, os locais estratégicos de estacionamento e os períodos de atuação. Pretendemos uma capacidade de resposta rápida e eficaz e que todas as entidades se encontrem articuladas e coordenadas em todas as situações”.

No documento são descritos os procedimentos de atuação e as funções específicas dos vários agentes envolvidos nos domínios da prevenção, fiscalização, vigilância, deteção, primeira intervenção, combate, escaldo e vigilância pós-rescaldo.

 

O POM 2020 pode ser consultado no site da autarquia, em www.cm-mgrande.pt.